Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 0.7/5 (1367 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


NATUREZA EXÓTICA
NATUREZA EXÓTICA

O que é a Aurora Boreal?

É um fenômeno luminoso natural que ocorre nos polos da Terra, no Polo Norte chamado Aurora Boreal, e no Polo Sul como Aurora Austral. Ela ocorre quando o vento solar (partículas carregadas - como elétrons e prótons - do envoltório luminoso do Sol) entram em impacto com átomos (como oxigênio e hidrogênio) da atmosfera da Terra, o que acaba excitando estes átomos, ou seja, passando energia das partículas para os átomos, que se "acendem", e são canalizados pelo campo magnético (por isso ocorre apenas nos Polos). As diferentes cores geradas, como verde, vermelho e violeta (visível apenas do espaço) podem variar conforme a altitude em que a colisão das partículas ocorre; esse fenômeno não é exclusivo da Terra, ocorrendo também em Vênus, Saturno, Marte e Júpiter, e também pode ser reproduzido artificialmente com explosões nucleares. 

a

Gato-de-pallas 

Gato-de-pallas (Otocolobus manul)    É um gato selvagem da Ásia Central; chega a medir cerca de 65 cm, com uma cauda com metade de seu tamanho, embora ele pareça maior por causa de seu grosso pelo, o qual é ainda mais longo no inverno e muda de cor conforme a estação do ano, passando de um cinza claro nas estações frias para marrom-avermelhado durante a primavera. Se alimentam de pássaros e pequenos mamíferos, como esquilos, marmotas e ratos. É considerado quase ameaçado de extinção, devido a escassez de comida que aumenta cada vez mais, pois suas presas são envenenadas para evitar as doenças que elas transmitem, e devastação de seu habitat para a agricultura. 

a

Flor-bonequinha 

Flor-bonequinha (Calceolaria uniflora) encontrada na América do Sul. Crescem até cerca de 10cm, geralmente em regiões montanhosas; esse formato pode auxiliar na atração de insetos polinizadores, e há duas subespécies que possuem formatos diferentes, o que, de acordo com alguns autores, seria para atrair polinizadores específicos. 

a

Bucha Vegetal - Luffa cylindrica

Nomes Populares: Bucha - bucha dos pescadores, bucha dos paulistas, fruta dos paulistas, quingombô grande, esponja vegetal, esfregão, pepino bravo.
 
Nome Científico: Luffa cylindrica - bucha / Luffa operculata - buchinha do norte - família das Cucurbitáceas
 
Origem: Ásia, África e Nordeste do Brasil.
 
Partes usadas: Frutos.
 
Características: 
A bucha é uma trepadeira anual de verão, da família das cucurbitáceas (mesma família do pepino, melancia e abóbora), famosa por fornecer uma esponja fibrosa, oriunda de seus frutos, muito útil na higiene pessoal e limpeza geral. Seu caule é ascendente e herbáceo, com gavinhas, e suas folhas são grandes, lobadas e dentadas, recobertas por pêlos finos.

O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta

O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta) é o único representante da família dos eucaliptos encontrado naturalmente no hemisfério norte; possui o tronco revestido por uma fina casca marrom que se desprende conforme a árvore cresce, revelando novas cascas multicoloridas, com cor verde, amarelo, roxo, azul, laranja, rosa, entre outros tons, que se tornam marrons ao amadurecer e se desprendem expondo novas cores, o que faz do tronco um espetáculo mutante, sempre com um novo colorido.  

a

Por que as folhas das plantas mudam de cor no outono?
Quando a temperatura começa a baixar e os dias ficam mais curtos, algumas plantas começam a se preparar para a menor incidência de raios solares e possível falta de água e param seu desenvolvimento; para isso, elas param a produção de clorofila (pigmento usado para fotossíntese) e, com a diminuição da clorofila, a cor verde das plantas some, deixando a mostra as outras cores ali presentes, como vermelho, laranja e amarelo. As folhas também começam a cair, uma forma da planta poupar energia durante o inverno; esse estado é conhecido como dormência, algo parecido com a hibernação dos animais. Por isso que algumas árvores parecem "mortas" durante certa época do ano, e depois voltam a ficar verdes e cheias de folhas.

a

Coruja chiadora oriental

O que você vê na imagem? Apenas uma árvore? Olhe de novo! A "Coruja chiadora oriental" (Megascops asio) encontrada na América do Norte, tem hábitos noturnos, portanto passa o dia todo parada em troncos de árvores onde podem se camuflar e ficar protegidas de possíveis predadores. Elas saem quando o sol está se pondo, e vão à caça de pequenos roedores e pássaros. Medem cerca de 22cm, fazem ninhos em troncos velhos e os filhotes dependem dos pais para viver por cerca das 10 primeiras semanas de vida.

a

 A Caverna incandescente de Waitomo

É um lugar fantástico, localizado na Nova Zelândia. Além da beleza geográfica do lugar, cheio de estalactites e estalagmites, um fator biológico é o que mais chama atenção: larvas incandescentes iluminam a caverna e enfeitam junto com fsios de seda. A larva do mosquito Arachnocampa luminosa enche o teto da caverna com fios de seda grudents de muco, e produzem uma luz bioluminescênte parecida com a dos vaga-lumes, que atrai insetos voadores. Esses insetos voam direto para o ponto luminoso e acabam presos no fio de seda, onde serão devorados pela larva. O efeito é simplesmente incrível: como ter um céu estrelado dentro da caverna!

a

Floresta submersa

O Lago Verde, na Áustria, é uma atração para mergulho devido sua "floresta submersa". Durante o inverno, o lago (conhecido como Grüner See) tem no máximo dois metros de profundidade, porém durante a primavera, devido o degelo, o lago chega a ter doze metros de profundidade, alagando o parque e as árvores que existem em volta.

a