Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 0.7/5 (1494 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página


DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Pipoca desacelera envelhecimento e contribui para a perda de peso

Chegou a hora da gente acrescentar pipoca ao cardápio!

Não só porque é deliciosa, mas também por trazer alguns benefícios à nossa saúde.

É verdade!

Pipoca não é só um gostoso lanche consumido durante as sessões de cinema.

Ela é um alimento cheio de virtudes:

1-Tem elevada quantidade de fibras. Ou seja, permite o funcionamento regular do intestino.

2-Contém grande quantidade de oxidantes – chega a ser o dobro da de frutas. Isso permite a prevenção de doenças degenerativas, como câncer e diabetes.

3-Desacelera o envelhecimento, pois tem antioxidantes que combatem os radicais livres que provocam a velhice. 

4-Em quantidade moderada, pode contribuir para a perda de peso. 

Esta é uma ótima notícia, não é mesmo? 

Então, por que esperar uma sessão de cinema para aproveitar as maravilhas que a pipoca pode fornecer? 

É só ter atenção para consumir moderadamente e assim, curtir o estouro de sabor e vantagens que o lanche oferece.

1 xícara de pipoca estourada equivale a meio pão francês ou uma fatia de pão de fôrma.

Mas fique atento!

Consumir pipocas de micro-ondas ou aquelas vendidas no cinema não é uma boa ideia.

Pipoca boa de verdade – saudável - é aquela feita na panela de casa, com pouco óleo e com sal e manteiga de forma moderada.

Água de gengibre

Água de gengibre faz você perder até 4 quilos por mês

--> 
Beber um litro por dia de água de gengibre no lugar da água comum.

Basta somente isso para você perder até 4 quilos por mês.

Como é possível esse "milagre"?

Muito simples: o gengibre é um poderoso alimento termogênico.

Não sabe o que é um alimento termogênico?

Em poucas palavras, alimento termogênico é o que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordurinhas.

E o gengibre não é um "simples" termogênico.

Ele é um "super-hiper-mega" termogênico.

Vamos a receita, que é muito simples.

Pegue uma jarra ou qualquer tipo de depósito de água.

Encha esse vasilhame com 2 litros de água.

Ponha um pedaço mais ou menos de 6 centimetros de raiz de gengibre.

Faça isso à noite.

No outro dia, ponha umas gotinhas de limão nessa água vá consumindo-a aos poucos, no lugar da água comum.

Se você trabalha fora, leve a água de gengibre para o trabalho.

Beba a água todos os dias até atingir seu objetivo.

A água de gengibre é uma receita que já foi testada e aprovada por muitos.

Há relatos de gente que perdeu até 33 quilos com essa água, como o reproduzido abaixo (clique na imagem para vê-la de modo ampliado).

Pão branco faz bem para o organismo e previne doenças

Um estudo mostrou que o consumo do alimento estimula a produção de microrganismos bons no aparelho digestivo

Pesquisa mostrou que tanto o pão branco como o arroz, mesmo que não integrais, são benéficos à saúde

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oviedo descobriu que o pão branco pode não ser um grande vilão da alimentação saudável porque aumenta o número de microrganismos bons no estômago, que previnem doenças e melhoram a saúde. Uma das formas de manter o equilíbrio do organismo é comer bem. As informações são do Daily Mail

A equipe da Universidade de Oviedo investigou o papel dos polifenois, comuns em alimentos como chás, frutas e legumes, no equilíbrio dos microrganismos do sistema digestivo. Eles avaliaram a dieta de 38 adultos saudáveis e examinaram a presença de microrganismos nas fezes dos voluntários.

A análise mostrou que a pectina, um composto de frutas cítricas, diminui os níveis de algumas bactérias úteis. Porém, a descoberta mais inusitada foi que o pão branco branco impulsionou a produção de Lactobacillus, um grupo de bactérias benéficas. 

 

Estudos: amêndoas combatem diabetes, obesidade e flacidez

Pequenas porções podem ajudar desde a pele ao funcionamento do coração, segundo estudos

As amêndoas têm vários benefícios à saúde

Comer amêndoas pode ajudar a prevenir doenças, pois elas são ricas em nutrientes, além de saciarem o apetite, combaterem a flacidez e manterem o coração saudável. As amêndoas contêm gorduras monoinsaturadas e vitamina E, que protege o corpo dos danos dos raios UV e de doenças como o Alzheimer. Os dados foram concluídos a partir de seis estudos apresentados pela Sociedade Americana de Nutrição. As informações são do Daily Mail.

Para pessoas com risco de diabetes, as amêndoas ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue. As amêndoas são repletas de minerais, entre eles o manganês, que ajuda a fortalecer os ossos; e o magnésio, que é essencial para a função muscular e nervosa, além da regulação da pressão arterial.

Como benefício para a pele, o conjunto de flavonoides age como antioxidantes e melhora o efeito da vitamina E. Especialista na área, Karen Lapsley disse que a nova pesquisa mostra que é fundamental usar as descobertas para criar uma dieta mais saudável.

Um dos estudos, feito pela Louisiana State University, analisou 24.808 adultos com idade superior a 19 anos e mostrou que aqueles que comiam amêndoas ingeriam mais nutrientes e tinham melhor estado fisiológico em comparação com os demais voluntários. Em outro, realizado pela Universidade Purdue, foi descoberto que as amêndoas podem frear o apetite e regular as concentrações de glicose no sangue.

Resultados de outro estudo sugerem, preliminarmente, que as porções de amêndoas podem ajudar a diminuir a gordura abdominal, assim como evitar diabetes, pressão alta e obesidade.

 

Comer frutas e verduras torna as pessoas mais atraentes.

Cientistas constataram que o brilho dourado na pele causado pelo consumo dos vegetais gera atração

 Foto: Getty Images

Quer se tornar mais atraente? A solução é simples: aumente a ingestão de frutas e vegetais. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de York, Universidade St Andrews e Universidade de Cambridge, todas no Reino Unido. O benefício estaria no brilho dourado que a ingestão deles dá à pele. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas tiraram fotos de 20 homens e mulheres e as ajustaram para criar quatro versões diferentes. Voluntários avaliaram a atratividade das imagens e os rostos mais dourados foram julgados como mais bonitos. Acredita-se que isso acontece porque as pessoas ligam pele bronzeada à boa saúde, o que também ajudaria a evitar parceiros doentes, pálidos, que poderiam passar alguma infecção. 

Pesquisas anteriores já mostraram que o brilho dourado daqueles que comem frutas e verduras é devido aos carotenoides presentes nos alimentos, que são absorvidos pelo corpo e distribuídos na pele.

Os carotenoides impulsionam o sistema imunológico e podem fazer a diferença mesmo em pequenas quantidades. “Outro trabalho mostrou que uma ou duas porções alimentares extras fazem uma diferença visível após apenas quatro semanas”, disse Carmen Lefevre, uma das responsáveis pelo levantamento. “Outro trabalho que o nosso laboratório fez indica que as pessoas preferem a pele bronzeada a não-bronzeada. No entanto, elas parecem preferir a cor do carotenoide ao bronzeado do sol. Comer mais fruta é melhor do que ir ao sol”, concluiu.

 

Dieta do mel promete eliminar 1,5 kg por semana, diz nutricionista

Especialista recomenda ingerir de uma a duas colheres de mel pela manhã

 Foto: Getty Images

Que tal emagrecer sem contar calorias de alimentos ou passar fome e ainda adicionar mel ao cardápio? Segundo pesquisa do nutricionista Mike McInnes, isso é possível. No seu livro The Honey Diet (em tradução livre, Dieta do Mel), que será lançado em janeiro de 2014, o especialista apresenta um programa que promete eliminar quase 1,5 kg por semana com a substituição de açúcar por mel e a inclusão de uma a duas colheres do produto de manhã e antes de deitar. Os dados são do jornal Daily Mail.

Segundo o profissional, o excesso de açúcar faz com que o corpo libere mais insulina, que é armazenada como gordura. Fora isso, leva ao desligamento por longos períodos das células da glia (que controlam a quantidade de açúcar no sangue no cérebro), deixando as células cerebrais sobrevivendo com “ração” de emergência. “Um cérebro com fome é um cérebro estressado. Em desespero, ele irá enviar um coquetel de mensagens químicas para tentar

 angariar açúcar de qualquer outra fonte possível”, disse McInnes. Isso resulta em vontades incontroláveis por guloseimas açucaradas.

McInnes acredita que o mel detém a chave para quebrar esse ciclo vicioso, sendo uma bebida com mel pela noite suficiente para reverter o processo e reduzir o estresse noturno, permitindo que a pessoa durma melhor e que o corpo continue com o processo essencial de recuperação e reparação, queimando gordura enquanto faz isso.

Muitos especialistas classificam o mel como tão ruim quanto o açúcar, mas o profissional acha o contrário. “O mel é criado pelas abelhas a partir do néctar das plantas, digerindo parcialmente os açúcares e sua composição muda, o que afeta a forma como os nossos corpos o metabolizam.” Testes realizados por laboratórios de investigação médica em Dubai mostraram que uma colher de mel parece reduzir os níveis de açúcar no sangue em vez de aumentá-los como faz o açúcar.

 

Alimentos gordurosos aumentam sonolência diurna, diz estudo

A gordura dá mais sonolência enquanto o carboidrato dá agilidade, segundo pesquisa Foto: Flickr/kalleboo
A gordura dá mais sonolência enquanto o carboidrato dá agilidade, segundo pesquisa

Se você já se sentiu cansado após devorar um belo hambúrguer, não terá dificuldades de entender o que diz uma nova pesquisa realizada pela Escola de Medicina Penn State. O estudo publicado no site da revista Sleep e divulgado pelo jornal Huffington Post, mostrou que a ingestão de maiores quantidades de gordura está associada com o aumento da sonolência diurna. Já os carboidratos garantem um aumento da agilidade.

 "A sonolência diurna excessiva e fadiga estão muito presentes no mundo moderno e seguem em ascensão. Parece que uma dieta rica em gordura diminui agudamente a atenção, o que pode ter um impacto sobre as capacidades individuais e até a segurança pública", afirmou o professor Alexandros Vgontzas, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

 O estudo avaliou 31 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 65 anos. Os voluntários passaram quatro noites no laboratório e tiveram seus hábitos alimentares e de sono registrados pelos pesquisadores. O resultado demonstrou uma relação entre a sonolência e gordura e carboidrato, mesmo após considerar fatores como idade, IMC, ingestão calórica e tempo de sono noturno. No entanto, os pesquisadores não encontraram vínculo entre sono e o consumo de proteína.  

 A alimentação não afeta apenas o sono, mas também a qualidade de seu descanso durante a noite, de acordo com a pesquisa. No estumo, aqueles que consumiam mais calorias eram mais propensas a dormir menos. 

 

 Acelerere seu metabolismo com 10 maneiras seguras

É possível acelerar o metabolismo com saúde e, principalmente, com uma alimentação adequada Foto: Getty Images
É possível acelerar o metabolismo com saúde e, principalmente, com uma alimentação adequada

Quer perder medidas e já está planejando dietas e exercícios? Calma. Antes de começar, lance mão de alguns truques que vão ajudá-lo a queimar as gordurinhas, melhorar o processo da queima metabólica e começar a perder peso rapidamente. Confira 10 informações baseadas em pesquisas, de acordo com a versão americana da revista Men's Health.

Não faça dieta restritiva demais
Fazer dieta não é apenas comer menos, mas ingerir alimentos ricos nutricionalmente e com poucas calorias, fazendo com que você se sinta cheio durante todo o dia. Isso é importante, porque a restrição de alimentos geralmente faz com que seu organismo pense que está morrendo de fome. E o seu corpo responde diminuindo a queima metabólica, a fim de reter a energia já existente. O que é pior, se a escassez de alimentos continua, você começa a queimar músculo, que só da seu inimigo, que é a gordura visceral, uma vantagem maior. O seu metabolismo fica mais lento e a gordura passa a reivindicar território ainda maior dentro do seu corpo.

Vá para cama mais cedo
Um estudo realizado na Finlândia pesquisou gêmeos e descobriu que o irmão que dormiu menos e estava sob mais efeito do estresse tinha mais gordura visceral.

Coma mais proteína
Seu corpo precisa de proteínas para manter a massa muscular magra. Um estudo realizado em 2006 no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores recomendavam no passado que a quantidade de proteína diária fosse de 0,36 g por quilo de peso corporal. Atualmente, os estudiosos indicam cerca de 0,8 g e 1 g por quilo de peso corporal.

Adicione uma pequena porção de carne magra, duas colheres de sopa de nozes, um pouco de iogurte a cada refeição ou lanche. Além disso, a pesquisa mostrou que a proteína ingerida após a refeição pode queimar até 35% mais calorias.

Prefira alimentos orgânicos
Pesquisadores canadenses afirmaram que a maioria dos pesticidas e poluentes encontrados em verduras e legumes ficam acumulados em células de gordura, apresentando uma queda no metabolismo. A explicação para isso é que os agrotóxicos dificultam o emagrecimento ou ainda podem provocar ganho de peso. Claro que nem sempre é fácil comer produtos orgânicos ou pagar por eles.

Cebola, abacate ou grapefruit não precisam ser orgânicos. Mas opte pelos orgânicos caso esteja comprando aipo, pêssegos, morangos, maçãs, nectarina, pimentão, couve, espinafre ou couve, cerejas, batatas ou uvas, pois esses alimentos tendem a ter mais agrotóxicos. Uma dica: se você pode comer a pele, prefira os orgânicos.

Levante-se
Ficar muito tempo sentado prejudica o processo de emagrecimento. Pesquisadores descobriram em um estudo que a inatividade (por quatro horas ou mais) faz com que uma enzima que controla a gordura e colesterol deixe de funcionar. Para mantê-la ativada e ajudar na queima de gordura, acabe com longos períodos de inatividade. Fique em pé enquanto fala ao telefone, por exemplo.

Beba água gelada
Pesquisadores alemães descobriram que beber seis copos de água gelada por dia pode aumentar o gasto de 50 calorias no período, mesmo quando o organismo está em repouso, o que seria suficiente para perder 5 kg em um ano. Isso pode acontecer pelo fato de o organismo ter de se aquecer mais para manter a temperatura do corpo. Embora as calorias extras que você perde ao ingerir alguns copos de água não tenham muito significado, ao tornar-se um hábito pode ajudá-lo a perder uns quilinhos sem muito esforço.

"Esquente" a alimentação
Coma mais pimenta. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Ciência, Nutrição e Vitaminas, a capsaicina, presente nas pimentas, pode ajudar seu metabolismo a trabalhar mais. Coma cerca de 1 colher de sopa de pimenta-vermelha ou verde picada. Isso aumentará a produção de calor do seu corpo e da atividade do sistema nervoso. O resultado é um aumento temporário do metabolismo em aproximadamente 23%. Faça um estoque de pimentas e adicione-as às refeições, principalmente quando for ingerir pizzas, massas e frituras.

Tome café da manhã
Tomar café da manhã faz com que seu organismo mantenha sua energia em alta. Não é por acaso que aqueles que pulam esta refeição têm mais chances de serem obesos. E quanto mais saudável for refeição for, melhor. Um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology, os voluntários que ingeriram de 22% a 55% das calorias totais no café da manhã ganhou apenas 1,7 kg em média em quatro anos. Aqueles que comeram de 0% a 11% calorias na manhã ganharam quase 3 kg no mesmo período.

Beba café ou chá
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, assim ela aumenta o trabalho do metabolismo entre 5% a 8%, o que dá uma média de 98 a 174 calorias a menos por dia. Uma xícara de chá pode aumentar seu metabolismo em até 12%, de acordo com um estudo japonês. Os pesquisadores acreditam que a catequina presente no chá forneça esse impulso.

Lute contra a gordura com as fibras
A ingestão de fibras pode acelerar a queima de gordura em até 30%. Estudos mostram que aqueles que comem mais fibras engordam menos ao longo do tempo. Coloque cerca de 25 g de fibras diariamente dividindo em três porções, misture-as com frutas ou verduras. 

 

Beber leite integral ajuda a perder gordura da barriga

O leite integral contém maior concentração de ácidos graxos que o desnatado Foto: Getty Images
O leite integral contém maior concentração de ácidos graxos que o desnatado
Na hora de fazer dieta, é comum que algumas pessoas substituam o leite integral pelo desnatado, mas acredite, essa troca não vale a pena. Isso porque, de acordo com especialistas, a bebida integral possui substâncias que ajudam a perder a gordurinha abdominal.

 Uma pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que o leite integral é mais eficiente do que o desnatado para reduzir os centímetros da barriga. Isso porque ele tem uma maior concentração de ácidos graxos insaturados e alguns saturados, conhecidos como “gorduras boas”.

 Para conseguir os resultados desejados, porém, é preciso consumi-lo com moderação. Segundo a equipe de nutrição do Oba Hortifruti, o leite pode auxiliar na dieta se for ingerido na quantidade indicada. O ideal é de duas a três porções por dia, dividindo entre leite e seus derivados. Por exemplo, tomar um copo de leite no café da manhã, uma fatia de queijo no lanche e um copo de leite antes de dormir.

 Além de proteínas e minerais, o leite também tem vitamina A, que mantém a normalidade da visão e da pele, e a D, que ajuda na absorção do cálcio e influencia no fortalecimento dos ossos. 

 

Beterraba pode melhorar desempenho de corredores

A beterraba contém altos níveis de nitrato, relacionado ao aumento do desempenho em exercícios Foto: Getty Images
A beterraba contém altos níveis de nitrato, relacionado ao aumento do desempenho em exercícios
Se você pratica corrida para manter a forma e a saúde, saiba que a beterraba é uma grande aliada. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Saint Louis, faz com que os atletas corram mais rápido. Os dados são do jornal Daily Mail.

 O alimento contém altos níveis de nitrato, relacionado ao aumento do desempenho em exercícios. Para testar sua eficácia, os cientistas recrutaram 11 homens e mulheres saudáveis e em forma, e pediram que corressem 5 km na esteira duas vezes.

 Pouco mais de uma hora antes da primeira, consumiram uma porção de beterraba cozida. Antes da segunda, comeram uma quantidade equivalente de molho de cranberry, que tem conteúdo calórico similar, mas sem as mesmas taxas de nitrato.

 Os corredores alcançaram, em média, 11,9 km/h ao saborear o molho. E, com a beterraba, 12,3 km/h. Os cientistas também notaram que os voluntários pareceram ser capazes de manter a velocidade por mais tempo com o auxílio da raiz.

 Os resultados complementam um estudo anterior, da Universidade de Exeter e Escola de Medicina Peninsula, na Inglaterra, que concluiu que beber suco de beterraba aumenta a resistência e ajuda a se exercitar por até 16% mais tempo.

 

Clara de ovo pode diminuir pressão arterial, diz estudo

Ovo tem a memsa função que medicamentos para diminuir a pressão Foto: Getty Images
Ovo tem a memsa função que medicamentos para diminuir a pres
Mais um estudo mostra benefícios do consumo de ovos. Segundo pesquisa da Universidade Clemson, um componente da clara do ovo ajuda a baixar a pressão arterial com a mesma eficácia dos medicamentos usados para a finalidade.  Os dados foram apresentados no evento National Meeting & Exposition of the American Chemical Society, em Nova Orleans, e divulgados pelo site The Huffington Post.

"Nossa pesquisa sugere que um peptídeo na clara reduz o problema assim como uma dose baixa de remédio como Captropil, usado para tratar pressão arterial", afirmou o médico Zhipeng Yu.
Estudos anteriores mostraram que essa substância, chamada RVPSL, bloqueia a produção de uma enzima responsável pelo aumento na pressão. Para ser equivalente à quantidade fornecedida por um remédio, foram usadas seis claras.
Os ovos foram consumidos cozidos e, segundo as informações divulgadas, as temperaturas altas favorecem a eficiência do alimento no tratamento do problema.
O consumo de ovos também já foi associado ao controle dos níveis de açúcar no sangue, em pesquisas anteriores.
“Se confirmadas as descobertas, podem reduzir as doses necessárias de medicamentos e reduzir seus efeitos colaterais", completou o pesquisador.
 

 

Beber muito café pode causar alucinações

 A ingestão exagerada de cafeína pode desequilibrar o organismo Foto: Getty Images

A ingestão exagerada de cafeína pode desequilibrar o organismo
Trabalhar horas e horas sem descanso, ou mesmo fazer plantões sucessivos requer muita energia e atenção. Se você é uma dessas pessoas que apelam para o café - e tomam uma garrafa inteira -, fique atento. De acordo com uma pesquisa publicada na versão online da rede de notícias BBC, ingerir mais de sete xícaras da bebida por dia pode resultar em alucinações. 

Coordenada pelo psicólogo Simon Jones, o estudo teria mostrado que a ingestão de cafeína em excesso está relacionada a casos de alucinações. Mas, mesmo após 200 universitários terem sido testados, alguns acadêmicos ainda teriam discordado das conclusões, por não encontrarem relações claras entre consumo de cafeína e alucinações. 

Eles teriam também enfatizado que experiências alucinógenas não podem ser definidas como doenças mentais, mesmo porque cerca de 3% da população ouve vozes "do além" regularmente.

No entanto, Jones afirma que a pesquisa seria o primeiro passo para aumentar o foco dos estudos sobre as alucinações. O psicólogo teria dito ainda que há provas de que fatores como os traumas na infância podem estar ligados aos casos de alucinação.

Alucinações e estresse
De acordo com a BBC, a interação da cafeína com o corpo humano resultaria na liberação de um hormônio chamado cortisol. Como essa substância também é produzida em situações de forte estresse emocional, Simon Jones teria proposto estudos mais aprofundados que ligassem a cafeína ao humor.

Além do café, alimentos como chocolate, chás e bebidas energéticas também são fontes ricas em cafeína.

De acordo com a publicação, James teria enfatizado a necessidade de estudos mais aprofundados para comprovar a ligação entre o café e as alucinações. "Pessoas estressadas podem simplesmente beber mais cafeína", teria salientado à BBC.

Café e gordura podem diminuir tolerância à glicose

 Café descafeínado pode ser uma solução Foto: Getty Images

Café descafeínado pode ser uma solução
 

Finalizar a refeição com uma xícara de café pode se tornar um grande problema. Isso porque um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá, descobriram que a ingestão da bebida seguida de alimentos gordurosos pode elevar a taxa de açúcar no sangue de forma preocupante, como divulgado no jornal britânico Daily Mail nesta segunda-feira (4).

O estudo foi conduzido com voluntários saudáveis, que ingeriram uma bebida à base de lipídios, remetendo à uma refeição gordurosa, e duas xícaras de café cinco horas depois. Uma hora mais tarde, lhes foi entregue uma bebida açucarada e as medições foram realizadas.

Quando ingerimos açúcar, o nosso corpo produz insulina para ajudar o sangue a distribuir a energia pelos músculos. Durante a pesquisa os cientistas descobriram que a combinação de café e gordura afeta a capacidade do organismo de realizar esta distribuição, aumentando a concentração de açúcar no sangue 32% a mais do que em homens que não haviam ingerido a bebida.

 Marie-Soleil Beaudoin, autora da pesquisa, destacou que os cientistas já sabiam que portadores de diabetes tipo 2 deveriam reduzir o consumo de cafeína, mas também é necessário reduzir a ingestão de comidas processadas, carne vermelha e fast food. "Tomar café descafeínado também ajuda a melhorar a tolerância à glicose", ensinou

 

 

Aveia ajuda a controlar níveis de colesterol e açúcar no sangue

 Em sua composição existem proteínas, minerais, carboidratos, vitaminas e muitas fibras Foto: Getty Images

Em sua composição existem proteínas, minerais, carboidratos, vitaminas e muitas fibras
 

Disponível em flocos, farelo e farinha, a aveia é um cereal que não deve faltar no cardápio diário. Em sua composição existem proteínas, minerais, carboidratos, vitaminas e muitas fibras. Essas fibras, inclusive, atuam no controle do colesterol e da glicose no sangue.

 A fibra solúvel chamada de betaglucana ajuda a prevenir também o câncer de cólon, pois ajuda no trabalho do intestino. Essa mesma fibra controla os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

 As fibras em contato com a água formam uma espécie de gel no intestino. Assim, há uma diminuição na absorção de colesterol. A recomendação é de duas a três colheres de aveia por dia.

 

 

Aprenda a conter o vício em refrigerantes diet

Mesmo sem açúcar, refrigerantes dietéticos não fazem bem à saúde Foto: Getty Images
Mesmo sem açúcar, refrigerantes dietéticos não fazem bem à saúde

Substituir um refrigerante convencional por sua versão dietética parece uma boa ideia, mas pesquisas mostraram que existe uma conexão entre os refrigerantes zero caloria e o ganho de peso, segundo relatou a revista norte-americana Shape. Além disso, muita gente acaba viciando na bebida.

 O sabor adocicado e efervescente é bom, mas não faz bem ao organismo. ¿Embora não tenha calorias ou açúcar, os refrigerantes dietéticos são repletos de produtos químicos, cafeína, adoçantes artificiais, sódio e ácido fosfórico¿, disse Marcelle Pick, membro da Associação Americana de Enfermeiras. Por isso, a publicação listou cinco maneiras simples de deixar a dependência de lado. Confira.

 Efervescência: substitua o refrigerante por outras bebidas carbonatadas, como água com gás misturada a sucos de fruta natural. Adicionar fatias de frutas frescas à água com gás também a deixa saborizada sem adicionar calorias.

 Ache um substituto para a cafeína: você perde a concentração no meio da tarde e está a fim de cafeína, por isso, seu instinto te leva direto para a máquina de refrigerantes. Ao invés de se jogar nos adoçantes artificiais, prefira outras opções energizantes, como chá verde, vitaminas de frutas etc.

 Mude de atitude: é normal achar que trocar o refrigerante convencional pelo dietético vai economizar calorias no cardápio diário, mas também pode trazer problemas, pois pesquisadores da Purdue University descobriram que os consumidores de bebidas diet tendem a aumentar o consumo de calorias em outros alimentos como "compensação".

 Se hidrate com água: embora não cause desidratação, quem bebe refrigerante tende a substituir a água pela bebida açucarada. Carregue uma garrafinha recarregável e beba água sempre que consumir outros tipos de líquido para se hidratar.

 Não desista: mesmo que seja uma pessoa apaixonada por refrigerantes, não desista de sua saúde. Tente fazer substituições aos poucos e prepare-se para os sintomas da abstinência, que melhoram com o tempo.

 

Amêndoas e pinhão podem diminuir risco de câncer, diz estudo

Amêndoas, amendoim, pinhão, damasco ou até mesmo suplementos alimentares ricos no micronutriente podem diminuir as chances de desenvolver câncer de fígado em pessoas de meia-idade e idosos Foto: Getty Images
Amêndoas, amendoim, pinhão, damasco ou até mesmo suplementos alimentares ricos no micronutriente podem diminuir as chances de desenvolver câncer de fígado em pessoas de meia-idade e idosos

Pesquisadores da Instituto de Câncer de Xangai descobriram que alimentos ricos em vitamina E como amêndoas, amendoim, pinhão, damasco seco ou até mesmo suplementos alimentares ricos no micronutriente podem diminuir as chances de desenvolver câncer de fígado em pessoas de meia idade ou mais velhos. Ainda, estudos anteriores já provaram que estes alimentos podem afastar danos oculares e doenças cardíacas. As informações são do site do jornal inglês Daily Mail.

 

 

Abóbora ajuda na perda de peso; veja outros benefícios

 Além de resultar em pratos saborosos, a abóbora traz benefícios para a visão, a pele e até mesmo para o controle do peso Foto: Getty Images

Além de resultar em pratos saborosos, a abóbora traz benefícios para a visão, a pele e até mesmo para o controle do peso.

Ela pode ser usada para fazer pão, ravióli, torta, risoto e até cerveja. A abóbora é um alimento versátil e, além de render pratos muito saborosos, traz junto um pacote de benefícios para a saúde, segundo informa o jornal Huffington Post, como benefícios para o coração, a visão e também a boa forma. Veja alguns dos motivos para se inserir este legume na sua rotina alimentar.

 Mantém a visão aguçada

Um copo de abóbora cozida ou em forma de purê contem mais de 200% do que o recomendado em vitamina A, o que ajuda a visão, segundo o National Institues of Health. O alimento também é rico em carotenoide, componente que garante a cor laranja, e betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A.

 Ajuda na perda de peso

A abóbora é uma ótima fonte de fibras, e, além disso, é pouco calórica. Com isso, mantém a sensação de saciedade mesmo sendo leve. As dietas ricas em fibras parecem ajudar as pessoas a perderem peso. Um estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que comeram uma maçã inteira antes do almoço consumiam menos calorias durante a refeição.

 Sementes amigas do coração

Elas são ricas em fitoesteróis, que têm sido associados em estudos como redutores do colesterol ruim.

 Reduz o risco de câncer

A abóbora possui o antioxidante betacaroteno, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute.

 Protege a pele

Os carotenóides presentes na abóbora têm o poder de neutralizar os radicais livres e e manter as células cancerígenas à distância. Além disso, ajudam no combate às rugas.

 Melhora o humor

As sementes da abóbora são ricas em triptofano, um ingrediente importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis quando se trata de nosso humor. Um punhado de sementes de abóbora torrada pode ajudar a melhorar o dia.

 Ajuda na recuperação pós-treino

Um copo de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana – 564 miligramas, enquanto a banana tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionamento na sua melhor forma.

 Auxilia o sistema imunológico

Um copo de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher (homens devem ingerir cerca de 75 miligramas).